Descrição da Imagem: Capa do Livro - AVENTURA ADAPTADA - que contêm imagens de vários personagens praticando esportes de aventura. Na primeira temos uma pessoa com deficiência visual sorrindo e pindurada numa rocha presa por cordas. Uma outra imagem mostra um homem de barca sentado numa tirolesa sobre uma paisagem com árvores abaixo. Na terceira temos dois homens saltando de paraquedas, um preso ao outro com expressão de espanto e muito vento no rosto e por fim um grupo de pessoas num bote descendo uma correnteza.Completam a imagem da capa do livro o logotipo de ADD - Associação Desportiva para deficientes e Áurea Editora.
A cultura da inclusão
Por Eliane Miada – Fundadora da ADD.
As opções para quem procura pacotes de turismo acessível têm crescido muito nos últimos tempos graças à grande visibilidade que as questões ligadas à inclusão da pessoa com deficiência têm alcançado nas diversas esferas da sociedade. É possível observar o surgimento de inúmeras iniciativas, de empresas do setor privado, parlamentares ligados à causa, órgãos do poder público, formadores de opinião e grupos sociais, que fomentam as práticas inclusivas para que todos possam desfrutar da possibilidade de conhecer lugares novos e aproveitar todos os benefícios que adquirimos ao viajar, seja a trabalho ou em busca de lazer.
Uma vez que esse universo de alternativas turísticas vai se abrindo gradativamente, abre-se também o leque de possibilidades que as pessoas têm ao aliar aquele momento de lazer à prática de um esporte junto à natureza. É como se uma coisa estivesse ligada diretamente à outra. E isso vai de uma simples caminhada na praia ou no campo, até uma atividade em que a adrenalina vai a mil, gerando uma sensação única que vai ficar eternizada na memória. E essa emoção é universal, contagiante, empolgante e deixa em qualquer um aquela vontade de quero mais. Seja lá qual for o tipo de limitação de uma pessoa, essa emoção é a mesma para todo mundo. Cada qual com sua particularidade e grau de excitação, a conclusão é que, ao terminar um desafio em uma atividade de aventura qualquer, o medo e a ansiedade dão lugar a um sentimento de vitória por ter superado aquela situação, seja você uma pessoa com ou sem deficiência.
Esse é o contexto que trazemos neste livro, Aventura Adaptada, um roteiro turístico e cultural. Trata-se de uma publicação na qual selecionamos 6 destinos turísticos no estado de São Paulo que oferecem a seus visitantes uma opção de praticar atividades de aventura junto à exuberante natureza do local de forma inclusiva. Para ilustrar o roteiro, convidamos pessoas com deficiência para vivenciar essa experiência e mostrar que é possível enfrentar qualquer aventura com vontade e uma equipe preparada para atender às necessidades específicas de cada pessoa.
Num período de 30 dias, a equipe do Aventura Adaptada, formada pelo jornalista Paulo Kehdi, o fotógrafo Arthur Calasans e a produtora Ana Borges, levou os aventureiros com deficiência para saltar de paraquedas em Boituva, andar de paratrike em Caraguatatuba, descer de rafting no rio Pepira, em Brotas, caminhar nas trilhas da Pedra Grande, em Atibaia, escalar a Pedra Bela, em Bragança Paulista, e experimentar a adrenalina da tirolesa e do rapel, em Socorro. Todo esse roteiro foi registrado em imagens belíssimas captadas ao longo da experiência e nos depoimentos de cada um dos participantes que, cada qual do seu jeito, vão guardar essa experiência para sempre em suas vidas. Além desse conteúdo da aventura propriamente dita, trazemos na publicação as informações dos destinos e os serviços disponíveis para quem se animar depois de ler essa empolgante narrativa.
Quero agradecer a participação de todas as pessoas envolvidas na produção deste livro, que é mais um projeto da ADD, em parceria com a Áurea Editora, e que certamente colaborará para que tenhamos uma sociedade cada vez mais inclusiva.
Boa leitura a todos.